domingo, 17 de maio de 2009

Canções

As Figuras



Eu sou o quadrado



Tenho quatro lados



Sou muito gordinho



Como os rebuçados




Eu sou o Rectângulo



Cresci mais dum lado



P´ra fazer inveja



Ao Senhor quadrado




Eu sou o Triângulo



Tenho três biquinhos



P´ra fazer chapéus



Para os palhacinhos




Eu cá sou o círculo



Balanço na lua



Sou o mais gordinho



Lá na minha rua.








A loja do Mestre André

Foi na loja do MestreAndré




Que eu comprei um pifarito,




Tiro, liro, lir'um pifarito,




Ai olá, ai olé,




Foi na loja do Mestre André.




Ai olá, ai olé,




Foi na loja do Mestre André.






Fui ao Jardim da Celeste






Fui ao jardim da Celeste,




giroflé, giroflá,




fui ao jardim da Celeste,




giroflé, flé, flá.




O que foste lá fazer?




giroflé, giroflá,




O que foste lá fazer?




giroflé, flé, flá.




Fui lá buscar uma rosa,




giroflé, giroflá,




Fui lá buscar uma rosa,




giroflé, flé, flá.




Para quem é essa rosa,




giroflé, giroflá,




Para quem é essa rosa,



giroflé, flé, flá.



É para a menina (Ana)



giroflé, giroflá,




É para a menina (Ana),



giroflé, flé, flá.






A Machadinha




Ai, ai, ai, minha machadinha


Ai, ai, ai, minha machadinha


Quem te pôs a mão, Sabendo que és minha.


Quem te pôs a mão,Sabendo que és minha.


Sabendo que és minha, Também eu sou tua,


Sabendo que és minha, Também eu sou tua,


Salta machadinha, Para o meio da rua.


Salta machadinha, Para o meio da rua.


No meio da rua, não hei-de eu ficar


No meio da rua, não hei-de eu ficar


Hei-de ir à roda, buscar o meu par


Hei-de ir à roda, buscar o meu par






Papagaio Louro




Papagaio lourode bico dourado,


leva-me esta cartaao meu namorado.


Ele não é fraden


em homem casado,


é rapaz solteiro


lindo como um cravo.






Indo Eu




Indo eu, indo eu,


A caminho de Viseu,


Indo eu, indo eu,


A caminho de Viseu,


Encontrei o meu amor,


Ai Jesus que lá vou eu,


Encontrei o meu amor,


Ai Jesus que lá vou eu,


Ora zuz, truz, truz,


Ora zás, traz, traz,


Ora zuz, truz, truz,


Ora zás, traz, traz,


Ora chega, chega, chega,


Ora arreda lá p'ra trás,


Ora chega, chega, chega,


Ora arreda lá p'ra trás.






A Rolinha, Andou, Andou




Olha a rolinha, andou, andou,


Caíu no laço e lá ficou.


Dá-me um abraço e troca o passo,


Olha a rolinha, caíu no laço.


Olha a rolinha, lá ia, ia,


Debaixo d'água, ninguém a via.


Dá-me um abraço, com desembaraço,


Olha a rolinha, caíu no laço.






As Pombinhas da Catrina




As pombinhas da Catrina,


Andam já de mão em mão,


Foram ter à quinta nova,


Ao pombal de S. João.


Ao pombal de S. João,


Ao quintal da Rosalina.


Minha mãe mandou-me à fonte,


Eu parti a cantarinha.


Ao passar o ribeirinho,


Água sobe e água desce,


Dei a mão ao meu amor,


Não quiz que ninguém soubesse.


Se tu és o meu amor,


Dá-me cá os braços teus,


Se não és o meu amor,


Vai-te embora, adeus, adeus.


Por ser o pombal tão estreito,


E asas termos pr'a voar,


Nós voamos com tal jeito,


Que não qu'remos já voltar.


Se alguém nos vê passar,diz:


Que lindos que eles são;


Nós não queremos já voltar,


Mas andar de mão em mão.


Sem ter beira nem patrão,o voar é nossa sina.-


Vão andar de mão em mão,as pombinhas da Catrina.