segunda-feira, 18 de maio de 2009

Porta chaves

Material:

*Argola metálica (aproveita uma de um porta-chaves antigo ou estragado)

*Círculo com 10 cm de diâmetro de cartão resistente ou madeira

*Guaches

*Lã preta, castanha ou amarela

*Dois pioneses azuis, verdes ou castanhos

*Cola-tudo


Como construir:


1. Corta um círculo de cartão com cerca de 10 cm de diâmetro e faz um pequeno furo junto a uma das extremidades. Passa a argola metálica pelo círculo. Pinta o círculo com guache cor de pele ou castanho muito claro. Se tiveres um círculo de madeira, o porta-chaves será mais resistente. Podes pedir a um adulto que te faça o furo com um berbequim. Aproveita também para pedir auxílio para fixar a argola do porta-chaves à madeira!


2. Cola vários fios de lã no topo do círculo e nas partes laterais para formar o cabelo (o cabelo disfarça o furo que prende a argola do porta-chaves!). Em vez de colocares a lã em fios podes fazer duas tranças para colar nas partes laterais!


3. Fixa dois pioneses da mesma cor no lugar dos olhos.


4. Com o guache vermelho desenha uma boca. Escolhe a expressão que desejas que o teu boneco tenha. Por exemplo, uma boca grande e virada para cima é sinal de alegria. Se desenhares uma boca mais oval, terás uma expressão de espanto.


5. Para terminar, pega num pincel de ponta arredondada e desenha a preto o nariz (basta um pequeno triângulo invertido), as pestanas, as sobrancelhas e se quiseres algumas sardas. Não te esqueças de desenhar duas pequenas pintas no centro dos pioneses para fazerem de íris dos olhos do boneco!


PS: SEMPRE COM A AJUDA DE ADULTOS.